Nesses dois mil anos de história, foram muitos os homens e as mulheres que, de vários modos, ofereceram sua vida a serviço dos pobres, como sublinha o Catecismo: “não se estende apenas à pobreza material, mas também às numerosas formas de pobreza cultural e religiosa” (CIC, 2444). Para os discípulos de Jesus Cristo, a pobreza é, antes de tudo, uma vocação a seguir Jesus “pobre”. O CIC, 544 ensina que o Reino de Deus pertence aos pobres e aos pequenos, isto é, aos que o acolhem com um coração humilde. Jesus é enviado para “evangelizar os pobres” (Lc 4,18); declara-os bem-aventurados, pois “o Reino dos Céus é deles” (Mt 5,3). Foi aos “pequenos” que o Pai se dignou revelar o que permanece escondido aos sábios e aos entendidos. Mais ainda: identifica-se com os pobres de todos os tipos e faz do amor ativo para com eles a condição para se entrar em seu Reino. É verdade que a história da Igreja está repleta de exemplos de homens e mulheres que, ao ouvirem o chamado de Deus, entregaram suas vidas a serviço dos mais necessitados e à propagação do Evangelho. Essas pessoas, assim como os grandes santos do passado, reconheceram que a vida só encontra seu verdadeiro sentido na entrega ao outro, especialmente aos mais pobres e marginalizados.

Em nossa Comunidade, seguimos esse mesmo espírito de consagração e serviço, buscando viver o Evangelho com autenticidade e dedicação. Somos chamados a ser luz e sal, trazendo esperança e amor onde for necessário, inspirados por Cristo e pelos que vieram antes de nós. Que a nossa missão seja sempre impulsionada pelo desejo de amar, servir e evangelizar, com a certeza de que, ao nos doarmos aos outros, estamos nos aproximando cada vez mais de Deus. O trabalho na vinha do Senhor nunca é em vão e, juntos, como comunidade, podemos realizar grandes coisas para a glória de Deus e o bem dos nossos irmãos. Louvo a Deus pela minha vocação, por ter deixado meus sonhos e ideais para viver a minha entrega a Deus e, com os irmãos, poder experimentar a graça da dimensão da entrega, da renúncia e a busca de uma vida de comunhão com Deus, buscando o discernimento e o direcionamento necessários para continuar a missão que me foi confiada. Unidos, seja em propósito espiritual ou nas ações do dia a dia, alcançamos forças que sozinhos não teríamos. Cada gesto, cada palavra ou oração tem um peso enorme quando feito em união. Com vocês, benfeitores, nossa missão é não só realizar, mas também inspirar outros a seguir o mesmo caminho. A comunhão de esforços transforma desafios em oportunidades de crescimento. Que cada passo dado seja guiado pela sabedoria, cada decisão seja abençoada com discernimento, e que a luz divina brilhe sobre essa jornada coletiva, para que a missão seja cumprida com amor, paz e justiça. Vamos seguir juntos, firmes, com fé, sabendo que a união fortalece o caminho!

Zezinho Campanella – Fundador CJCS