No dia 25 de janeiro, festa litúrgica da conversão do apóstolo São Paulo, a diocese de Jaboticabal celebrou 95 anos de sua criação. Por esta ocasião, na Sé Catedral Nossa Senhora do Carmo, foi celebrada a Santa Missa de Ação de Graças, às 19h30, reunindo representações do clero das 5 foranias, congregações religiosas, seminaristas e leigos de diversas paróquias, junto ao nosso Bispo Diocesano, Dom Eduardo, que presidiu a Eucaristia. Esta celebração também foi marcada pela bênção de envio missionário do Pe. Sebastião Viana, enviado para a região amazônica a partir desse ano no projeto Igrejas Irmãs, atuando por um período de 3 anos na Diocese de Cruzeiro do Sul, no Acre.

Em 2022, Dom Flávio Giovenale, sdb, Bispo de Cruzeiro do Sul, enviou a Dom Eduardo uma carta com pedido de ajuda. Dom Eduardo, por sua vez, apresentou o pedido ao Conselho de Presbíteros, que prontamente colocou-se a pensar em formas de responder ao apelo da Diocese acreana. Efetivamente, a primeira resposta ao pedido de Dom Flávio se deu na visita que os Padres José Adalberto, José Sidney e Sinval fizeram, em janeiro de 2023, a Cruzeiro do Sul, em nome da Diocese de Jaboticabal, para conhecer pessoalmente os desafios pastorais daquela Igreja Particular. Partiram para um encontro, um diálogo, uma convivência. Foram conhecer e se dar a conhecer. Aí começou o intercâmbio, a mútua ajuda e a partilha entre as Dioceses, numa retomada do Projeto Igrejas Irmãs, proposto pela CNBB desde 1972.

O Projeto Igreja Irmãs entre as Diocese de Jaboticabal e Cruzeiro do Sul foi portanto plantado e já começa a dar seus primeiros frutos. Lembrando a expressão de São Paulo VI (“Cristo aponta para a Amazônia”), Dom Eduardo apresentou o relatório da visita dos nossos padres aos demais membros do clero, apresentando meios de responder ainda mais efetivamente ao apelo de Dom Flávio, uma vez que agora eram mais claras as necessidades com as quais nossa Diocese poderia contribuir. Neste ínterim, alguns padres procuraram Dom Eduardo e se dispuseram a viver esse intercâmbio missionário. Entre eles, o Padre Sebastião Viana, que foi o primeiro escolhido para viver essa experiência pelo período inicial de três anos.

O desenrolar desses fatos, aos poucos, foi revelando que nossa Diocese, embora tenha suas próprias dificuldades e necessidades pastorais, tem toda condição de assumir a proposta desse Programa Missionário Nacional, que torna uma Igreja irmã da outra em tudo: na oração e na partilha. Por essa razão, em setembro de 2023, foi anunciado oficialmente o convênio entre as Dioceses, com o envio do Padre Sebastião a Cruzeiro do Sul.

Esse é um passo importante na retomada do Projeto Missionário, mas necessita de outros: espera-se também o envolvimento das diversas instâncias de nossa Diocese de várias formas: oração, organização, doação de recursos humanos e econômicos para que o Projeto seja fecundo em frutos para ambas as Dioceses. Para que não seja apenas o envio de uma pessoa isolada, a Diocese compromete-se a amadurecer as iniciativas missionárias em seu Projeto Pastoral, de modo que, na pessoa do Padre Sebastião, esteja toda a Igreja de Jaboticabal em Cruzeiro do Sul. Para isso, a adesão de todo o Povo de Deus é fundamental: clero, religiosos e leigos.

Contamos com as orações de todos os diocesanos para que essa missão frutifique.