A Comunidade surgiu

Em 1994, na cidade de Bebedouro, surge no coração de um leigo atuante na Igreja e na Renovação Carismática, Pedro Luis Bution, o desejo de iniciar um programa de rádio que teria como objetivo evangelizar.

Passado alguns meses surgiu a oportunidade, em uma rádio local, do espaço para a realização do programa. Pedro, juntamente com um grupo de pessoas do movimento carismático se organizaram para no dia 24 de Outubro de 1994 transmitirem pela primeira vez o programa “Jesus Caminho Seguro” pelas ondas da Rádio Nova AM.

No ano seguinte este mesmo grupo assumiu a livraria católica “Água Viva”, cedida pela saudosa Gracilda Marino (proprietária). Na livraria, a pedido do orientador espiritual Padre Pedro Paulo Scanavinno, foi instalada uma capela e um sacrário, com autorização do Bispo diocesano da época Dom Luiz Eugênio Perez, que serviria de espaço para orações e reuniões para elaborar melhor os programas que passaram em pouco tempo a serem transmitidos diariamente.

Em abril de 1995, pensando em ampliar a evangelização, foi publicada a 1ª edição do jornalzinho Jesus Caminho Seguro, que era distribuído aos sócios evangelizadores, levando notícias da comunidade, testemunhos de fé e artigos de formação. O jornalzinho posteriormente foi substituído pela revista que mantém o mesmo nome até hoje.

Em 1998, pensando na expansão do projeto de evangelização foi alugada uma casa, que hoje é a atual sede da Comunidade. Nesta casa deu-se inicio às tardes de adoração com o Santíssimo exposto (as terças-feiras) e o atendimento, por telefone, de pessoas que queriam pedir orações e dar testemunho das graças que estavam recebendo através da Comunidade. Neste tempo as pessoas começaram a participar pessoalmente das orações e a capela foi ficando pequena, exigindo que os responsáveis tomassem as providências de ampliar, mesmo que precariamente a capela.

Com a ampliação a Comunidade começaram a acontecer as celebrações eucarísticas, presididas pelo Monsenhor José Figuls y Bonvehi, que foi o grande incentivador e orientador da espiritualidade comunitária segundo o método de Santo Inácio de Loyola e por outros sacerdotes que passaram a vir ajudar na Comunidade.

História da Fundação

A Comunidade Jesus Caminho Seguro foi fundada no dia 01 de Fevereiro de 2005, pelos leigos casados e provenientes da Renovação Carismática Católica, Aparecido José Campanella e sua esposa Sandra Luzia dos Santos Campanella, na cidade de Bebedouro, SP, porém tudo começou em 2004, quando Aparecido José, o Zezinho, e sua esposa Sandra, começaram, por inspiração divina, a aspirar uma evangelização mais concreta. Tendo a nítida vontade do crescimento espiritual e do labor missionário, e desejando que a evangelização fosse transmitida, não só através dos meios de comunicação, mas também pela vida pessoal, comunitária e fraterna. Perceberam que era preciso acolher “um novo de Deus em suas vidas”.
Assim sendo, foram participar pela primeira vez de um encontro específico para esta realidade, no período de 20 a 22 de maio deste mesmo ano, em Anápolis-Go, (IV Encontro para “Novas Comunidades de Vida e Aliança”).
Assim, Deus colocou em seus corações o desejo de fundar uma Comunidade de Vida e Aliança, de passar de uma obra de evangelização a uma comunidade de pessoas comprometidas, que tinham o desejo de uma entrega total da vida a Deus, fidelidade à Igreja e ao nascente projeto de vida da Comunidade. (Apostolicam Actuositatem 15 e 19; Cân 215, 225 § 1 e 299 § 1; Cristifidelis Laici, 29)

A partir desse evento, Zezinho juntamente com sua esposa Sandra, pela graça de Deus e na presença de todos os integrantes da Associação que já antecedia para fins de evangelização através dos meios de comunicação, assumiram a mesma, anunciando que deixariam suas profissões, comércio e seus projetos pessoais para estar integralmente na então fundada “Comunidade de Vida e Aliança Jesus Caminho Seguro”, estando totalmente dispostos e disponíveis a “Apresentar Jesus como único Caminho Seguro, fonte de Vida e Salvação”, ou seja, se comprometendo com uma vida radical a Deus, pela vivência do Carisma revelado e praticado nas atividades apostólicas da Comunidade, fato este concretizado no dia 01/02/2005.

Reunindo-se Cônego Pedro Paulo Scannavino, Orientador Espiritual da Comunidade, Zezinho e sua esposa Sandra, fundador e co-fundadora, decidiram iniciar um caminho formativo para vida comunitária, e então abrir as portas para os novos vocacionados que também sentiam esse chamado.