A Comunidade surgiu

Participando de um grupo de oração da Renovação Carismática Católica e sendo ouvinte da Rádio Canção Nova, em 1994, Pedro Luís Bution sentiu o desejo, e percebeu que seria importante para nossa cidade iniciar algum programa de rádio, tendo em vista a evangelização.
Passados alguns meses, João Negrini, então gerente de uma Rádio local, conversando com Francisco Carlos Bution, irmão de Pedro, perguntou se o movimento do qual faziam parte teria interesse em comprar horários em sua emissora para a realização de algum programa. Interessado, Pedro fez contato com o então Coordenador Diocesano da RCC, Oscar Franco Filho que reunindo-se com um grupo de integrantes do movimento, após reuniões formaram uma equipe para assumir essa nova tarefa, iniciando assim um programa de evangelização, através do rádio.

Em 24 de outubro de 1994, iniciaram-se os trabalhos missionários da obra Jesus Caminho Seguro, indo ao ar a primeira programação católica pelas ondas da Rádio Nova AM. A partir desse nome profético, tudo foi ganhando nova dimensão.

Em 1995, o grupo assumiu a livraria católica “Água Viva”, que foi cedida pela saudosa Gracilda Marino, que passou a fazer parte do grupo. A partir desta data as reuniões para melhor elaborar os programas passaram a acontecer na livraria.

Ainda em 1995, graças à contribuição de associados, foi preparada e instalada uma capela no prédio da livraria, (próximo à Matriz São João Batista) onde o então Pe. Pedro Paulo Scannavino, hoje Cônego, conseguiu junto ao Bispo Diocesano da época, Dom Luiz Eugênio Perez (In memórian), permissão para a colocação do Sacrário.

Em abril do mesmo ano, foi publicada a 1ª edição do jornalzinho Jesus Caminho Seguro (hoje substituído pela revista mensal), distribuído aos sócios evangelizadores e que trazia notícias relacionadas à comunidade católica, testemunhos de fé e artigos de evangelização. Com os sonhos em plena expansão, em 07 de fevereiro de 1998, o grupo resolveu constituir e registrar em cartório a então Associação Jesus Caminho Seguro e alugar o prédio atual, à Rua São João, 722. Na ocasião, deu-se início às tardes de oração e adoração, às terças-feiras, com o Santíssimo exposto na capela improvisada.

Também tiveram início as Celebrações Eucarísticas, começando às sextas-feiras, presididas pelo Monsenhor José Figuls Y Bonvehi (In memórian) – grande incentivador, pai espiritual e orientador segundo a espiritualidade Inaciana – abrindo as portas para realizações de Celebrações Eucarísticas em outros dias da semana e horários, inclusive celebradas por outros sacerdotes.

História da Fundação

Em 2004, quando a obra de evangelização completava 10 anos, Zezinho e sua esposa Sandra Luzia dos Santos Campanella, por inspiração divina, começaram a aspirar uma evangelização mais concreta. Tendo a nítida vontade do crescimento espiritual e do labor missionário, e desejando que a evangelização fosse transmitida, não só através dos meios de comunicação, mas também pela vida pessoal, comunitária e fraterna. Perceberam que era preciso acolher “um novo de Deus em suas vidas”.

No período de 20 a 22 de maio deste mesmo ano, participaram pela primeira vez de um encontro específico para esta realidade, em Anápolis-Go (IV Encontro para “Novas Comunidades de Vida e Aliança”). Assim, Deus colocou em seus corações o desejo de fundar uma Comunidade de Vida e Aliança, passando-se assim, de uma obra de evangelização a uma comunidade de pessoas comprometidas, com o desejo de uma entrega total da vida a Deus, fidelidade à Igreja, e, ao nascente projeto de vida da Comunidade.

A partir desse encontro, Zezinho, juntamente com sua esposa, em 1º de fevereiro de 2005, pela graça de Deus, e, na presença de todos os integrantes da obra que antecedia para fins de evangelização, através dos meios de comunicação, assumiram a mesma, anunciando que deixariam suas profissões, comércio e seus projetos pessoais para estarem integralmente na então fundada Comunidade de Vida e Aliança Jesus Caminho Seguro, estando totalmente dispostos e disponíveis a “Apresentar Jesus como único Caminho Seguro, fonte de Vida e Salvação”, ou seja, comprometendo-se com uma vida radical a Deus, pela vivência do carisma revelado e praticado nas atividades apostólicas da Comunidade.

Reunindo-se com o então Orientador Espiritual da Comunidade, Cônego Pedro Paulo Scannavino, Zezinho e sua esposa, fundador e co-fundadora, decidiram iniciar um caminho formativo para a vida comunitária, e então abrir as portas para os novos vocacionados, que também sentiriam esse chamado.

No mesmo ano de 2005 foi realizada permuta com Monsenhor José Figuls e a Comunidade passou a usufruir de uma casa de formações e encontros, onde faz parte deste complexo uma Capela, cujo patrono é São José.

Em 2008, foi inaugurada anexo à nossa Casa Mãe, a Capela Nossa Senhora das Graças, hoje Imaculada Conceição de Nossa Senhora, substituindo a improvisada que vinha sendo ampliada conforme as necessidades. Todos os momentos de orações, terços e missas na Capela são transmitidos pelos meios de comunicação, Rádio Caminho Seguro FM 107,9, Rádio on-line e Facebook.

E, por graça de Deus, às quintas-feiras, na Capela, acontece um dia inteirinho de oração e adoração, que termina com a celebração da Santa Missa. Além de outros dias de celebração, momentos de espiritualidade e formações.